Janaína Riato Rueda nasceu em Piraju no dia 17 de Junho de 1977. Viveu até os 12 anos no "Bairro Alto", onde morava em uma casa simples com seu pai, Sidney Rueda (marceneiro), sua mãe, Eliane Marie Reato (professora) e sua irmã mais velha, Juliana.
Estudou durante sua infância e adolescência na Escola Estadual Ataliba Leonel e também na Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga. Durante esse período começou a jogar basquete, atividade que praticou por 8 anos e lhe proporcionou uma bolsa para o colegial.
Em sua adolescência, seus pais se separaram e ela ficou morando com sua mãe que com muita luta passou em um concurso da Caixa Econômica Estadual. Seu pai passou a morar em Carlópolis, onde constituiu nova família, tendo mais um filho e uma filha.
Chegando à idade de cursar uma faculdade, mudou-se para Marília. Mesmo sem muitas condições pediu para seu pai que pagasse sua faculdade. Sidney concordou, porém com a condição de que não houvesse reprovas. Janaína agarrou a oportunidade. Sempre foi uma das melhores da classe e se esforçou para buscar seu objetivo com muita luta, indo para a faculdade de bicicleta, pois não tinha dinheiro para ir de ônibus, e morando em um pensionato pago por sua mãe.
Foi destinada a fazer estágio na USP de Pirassununga tratando de carneiros, porém seu sonho era trabalhar com animais de pequeno porte. Para conseguir teve que insistir com o coordenador até que lhe desse uma chance, e com ela se dedicou muito, tornando-se o braço direito de seus superiores.
Em todas as férias, ao invés de descansar, fazia estágio com todo tipo de animal. Sabia que era a única oportunidade de adquirir experiência. Também fazia trabalho voluntário atendendo animais de famílias carentes.
Com 22 anos, tendo concluído a faculdade, retornou a Piraju e começou com sacrifício a exercer sua profissão. No início não tinha uma clínica, atendia em domicílio e prospectava clientes por meio de telegramas enviados pelos Correios.
No ano de 2000 foi contratada pela prefeitura para trabalhar na vigilância sanitária. Ao mesmo tempo abriu sua clínica veterinária. Com o passar dos anos prestou concurso e foi efetivada.
No ano de 1996, Janaína conheceu João Adilson Moreno, com quem se casou no ano de 2004. O casal teve dois filhos, o Lucas, de 17 anos e a Marina, de 15 anos.
Janaína é uma mulher batalhadora que, como muitas, se divide entre os cuidados com sua família e seu trabalho. Tem como princípio praticar o bem sem divulgar suas ações. Sempre busca evoluir, fazendo cursos em sua área profissional e também de formação pessoal.
Sempre busca fazer o que deve, se dedicando ao máximo, prezando pela honestidade e pelo bem comum, e deseja poder contribuir para que unidos possamos fazer de Piraju um lugar melhor, atuando principalmente nos setores da saúde pública e animal, educação e cidadania.